segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Poder da Prece!


"A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. é este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade."
fonte: FEB

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O que é o Espiritismo?

* É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

* “O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.”   Allan Kardec (O que é o Espiritismo – Preâmbulo)

* “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.”   Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4

FONTE: ww.febnet.org.br



JANTAR COMUNITÁRIO

"Sê afável e meigo a serviço do Cristo, embora os calhaus que te firam".
Joanna de Ângelis / Divaldo Franco

Oferecemos aos nossos irmãos da comunidade do Parolim uma deliciosa macarronada no jantar.
Todos juntos à mesa, tivemos momentos bem agradáveis, encurtando um pouco mais as ditas "diferenças sociais".
Parabéns aos envolvidos!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Evangelho no lar


Você sabe como o bafio pestilento que vem dos pântanos consegue desaparecer com as rajadas do vento perfumado dos prados e jardins. 

Você já pode observar o modo como a sombra noturna fica desfeita sob a ação da luz solar a cada manhã. 

Você conhece os fenômenos da natureza por meio dos quais a rocha é cortada pelo filete d'água permanente, que passeia sobre o seu corpo pétreo, ou como ela é lixada, pouco a pouco, pelos ventos pacientes que vêm e que vão. 

Dentro desses enfoques, podemos meditar sobre o efeito dos pensamentos elevados, quando agem sobre as incontáveis ocorrências da existência. 

Nas atividades do lar, não são poucos os dias de penumbra ou de sombra intensa motivados pelos temperamentos exasperados, irascíveis, odientos, ou por mil e uma tormentas que invadem a vivência da família, que podem até provir de motivos externos ao grupo doméstico, mas que o apanham no lance da surpresa. 

Não são poucos os corações endurecidos, os sentimentos rochosos de almas demarcadas por muitas frustrações, por profundas amarguras ou decepções alimentadas que se converteram em seres empedernidos, que oscilam da indiferença à crueldade no seio da família. 

Os problemas variados somam-se a variadas bênçãos que todos, quase sem exceção, costumam viver dentro dos lares, sem atinar muitas vezes quanto aos caminhos que lhes permitam romper a teia das dificuldades. 

Introduza a prece em casa, caso essa providência ainda não tenha sido tomada. A prece em casa é como a brisa leve, dúlcida e perfumada, desfazendo fétidos que se insinuam aqui ou ali. 

A vibração da mente que ora tem o poder de iluminar consciências, de clarear discernimentos, trazendo solução para diversos problemas de difíceis aparências. 

Quem ora no lar vai, aos poucos, sensibilizando as almas de todos, mesmo aquelas que, aborrecidas consigo mesmas, desforram na vida e nos outros, como se todos devessem suportar seus impulsos venenosos ou suas posturas de chumbo. 

Você que costuma ter cuidados com a qualidade dos alimentos de uso familiar, que se esmera em oferecer o melhor aos de casa, em todos os sentidos, não deverá esquecer ou menosprezar a eloqüente contribuição da prece como aroma inebriante que desponta no jardim do lar, ou como medicação formidável frente às enfermidades morais em curso. 

Reúna quem se disponha, sem nenhuma pressão que não seja a fraterna persuasão, e de maneira descontraída, como quem se prepara para receber um querido e íntimo amigo, ore. Abra o coração e deixe que sua pulsação sensibilizada chegue à boca. Agradeça as alegrias e tristezas do dia vivido ou por viver, caso você ore à tarde, à noite ou pela manhã. 

Abra uma pequena página, seja de O Novo Testamento, onde se acham os fatos e feitos de Jesus, seja de O Evangelho segundo o Espiritismo, onde encontramos os ensinamentos da moral de Jesus sob a visão de luminosos Mentores da vida planetária, ou de qualquer outro trabalho inspirado nas leis de Deus, sobre a felicidade humana. 

Leia um pequeno trecho que lhe permita fácil entendimento, rápidos comentários que lhe atestem a utilidade para todos. Banhe a alma nessas cartoes_mensagens felizes e conclua esses momentos de sublime evocação das bênçãos divinas dirigindo ao Senhor a sua gratidão. 

Evite utilizar esses instantes renovadores para “puxar orelhas” dos afetos, ou para fazer “sermões” despropositados e cansativos, ou, ainda, para o excesso de recitações que simulam preces, mas que são falatórios ditados por forte ansiedade de contar com privilégios indevidos, diante da imparcialidade das leis de Deus. 

Estabeleça um comentário fraterno em torno das lições lidas, no qual quem quiser possa colaborar, sem constrangimento, até porque todos sabem onde os calos lhes dóem e onde as orientações de Jesus lhes servem às íntimas necessidades. 

Se for do seu interesse, para maior aproveitamento do ensejo, disponha sobre um móvel qualquer um vaso com água para uso individual ou de todos, após a oração, guardando a certeza da atuação benfazeja da prece sobre ela e da colaboração invisível dos Mensageiros Celestes que virão em atendimento a sua busca. 

Instale esse regime de prece em seu lar, e, en-quanto em toda parte a desordem perturbe, o crime negreje e a dor faça sucumbir, junto a você e aos seus, pela ação da prece, tudo se torne construção da harmonia, cultivo da virtude e explosão de esperança. Ao longo dos dias você experimentará os resultados venturosos da sua iniciativa. 


Joanes
Psicografia de J. Raul Teixeira
O Evangelho no lar 

O EVANGELHO NO LAR é a reunião fraterna dos componentes do lar, sob o amparo de Jesus. 

Maneira de realizar o EVANGELHO NO LAR: 

• reunir os componentes do lar uma vez por sema-na, em dia e hora pré-determinados; 

• iniciar com uma prece simples e espontânea; 

• ler um trecho de “O Evangelho segundo o Espiri-tismo”, comentando-o de forma acessível; 

• em desejando, pode-se complementar a leitura com outras obras espíritas, como por exemplo livros de cartoes_mensagens psicografados pelos médiuns Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco ou J. Raul Teixeira; 

• em havendo crianças, quando presentes, apro-veitá-las para fazer uma prece, declamar uma pequena poesia ou ler um pequeno trecho evangélico; 

• encerrar com prece de agradecimento, rogando pela paz no Mundo, pelas criaturas carentes de toda sorte, pelas pessoas com quem temos dificuldades de ajustamento, pelo incentivo e proteção dos trabalhadores do Bem e da Verdade, por nós próprios. 

Lembretes: 

• a duração não deve ultrapassar uma hora; 

• cautelar-se para não transformar a reunião em trabalho mediúnico; a mediunidade e a assistência espiritual devem ser atendidas em Sociedade Espírita idônea; 

• não suspender a reunião em virtude de visitas ou eventos adiáveis. As visitas podem participar da reunião.


sexta-feira, 20 de abril de 2012

NOITE DO RISOTO


Relembramos Emmanuel em "Vinha de Luz":

(...) Se a candeia ilumina, queimando o próprio óleo, se a lâmpada resplende, consumindo a energia que a usina lhe fornece, ofereçamos a instrumentalidade de nossa vida aos imperativos da perfeição, para que o ensinamento do Senhor se revele, por nosso intermédio, aclarando a senda de nossos semelhantes. (...) Brilhe vossa luz! - proclamou o Mestre. Procuremos brilhar! repetimos nós.

O C. E. Irmãos do Caminho agradece a todos os envolvidos que tornaram possível essa tarefa.

terça-feira, 10 de abril de 2012

BOA VONTADE!!!

Boa-vontade descobre trabalho.
Trabalho opera a renovação.
Renovação encontra o bem.
O bem revela o espírito de serviço.
O espírito de serviço alcança a compreensão.
A compreensão ganha humildade.
A humildade conquista o amor.
O amor gera a renúncia.
A renúncia atinge a luz.
A luz realiza o aprimoramento próprio.
O aprimoramento próprio santifica o homem.
O homem santificado converte o mundo para Deus.
Caminhando prudentemente, pela simples boa-vontade a criatura alcançará o Divino 
Reino da Luz.



Texto retirado do site mensagemespirita.com.br 
Autor: Emmanuel - Psicografado por Chico Xavier

sábado, 7 de abril de 2012

RESULTADO DA CAMPANHA DE PÁSCOA

O resultado da arrecadação de bombons e guloseimas para compor o kit para as crianças foi extremanente produtivo. Arrecadamos 550 caixas de bombons + pirulitos, balas, pipocas, que foram somados a 460 cachorros e 450 refrigerantes. Foi uma festa abençoada, pois levamos a 530 crianças da região do Parolim muita alegria. O que fica para nós é a paz de espírito de termos todos juntos contribuido para esse evento, que com absoluta certeza fez a diferença para toda essa criançada e seus familiares ... ! E para nós também.
O C. E. Irmãos do Caminho agradece a todos os envolvidos.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia 02 de abril, aniversário de Chico Xavier!

Francisco de Paula Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, completaria nesse dia 02 de abril 102 anos.
 
Chico foi um dos mais importantes divulgadores do espiritismo do Brasil, psicografou 451 livros, sendo 39 publicados após a morte, que venderam mais de cinqüenta milhões de exemplares.
 
Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras, reproduzia apenas o que era ditado pelos espíritos, por isso, nunca aceitou recebimento pelo trabalho. As obras foram publicadas em diversas obras como inglês, espanhol, japonês, mandarim, braile, etc.

Nesse dia elevamos o nosso pensamento ao alto, em agradecimento a este trabalhador, pelas obras deixadas, as quais nos auxiliam na trajetória diária! Obrigado Chico!


domingo, 1 de abril de 2012

ENTENDA AS CAMPANHAS SOCIAIS DO C.E.IRMÃOS DO CAMINHO

A Doutrina Espírita ensina-nos sobre as leis que regem as relações dos seres humanos encarnados com os outros encarnados, com os desencarnados e com a natureza. Esse ensinamento objetiva fazer-nos melhorar as condições físicas dos seres encarnados em nosso planeta. Entendemos ainda que as desigualdades e as injustiças sociais nem sempre são conseqüências de atos perpetrados em vidas passadas, pois muitas vezes são o resultado direto dos atos da vida presente.
A par de questões como: "devemos por termo às provas do próximo ...?  Sabemos até que ponto essas provas devem ir ...?",entendemos que não sabemos das condições vividas pelos outros seres humanos e sendo assim não podemos julgar se eles devem ou não permanecer nessa situação. Compreendemos que do ponto de vista Espírita a justiça consiste no respeito aos direitos de cada um e que cada um de nós, como membros da sociedade devemos respeitar os direitos de todos os outros seres humanos, e isto nos faz pensar no compromisso que temos com o próximo e com a ação que devemos tomar.
Nosso compromisso encontra-se fundamentado no Evangelho Segundo o Espiritismo: "Amar o próximo como a si mesmo e fazer aos outros o que quereriamos que nos fizessem". Esse principio define o nosso compromisso de ação, de fazer aos outros, de trabalhar para os outros, de ensinar os outros, de mudar as condições para o benefício dos outros, agindo como se fosse para nós mesmos.
Para atingirmos esse objetivo, é imprescindível mudar a nós mesmos, mudar nosso comportamento, nossa visão de mundo, assumindo a nossa responsabilidade frente aos graves problemas sociais que temos enfrentado.
Assim, O C.E.Irmãos do Caminho não visa fazer suas campanhas para atingir simplesmente metas ou números, quantidades ou outro benefício qualquer. Também não objetivamos macular a Doutrina Espírita com atitudes anti-doutrinárias ou que afrontem nossos confrades que se colocam na defesa da pureza doutrinária. Lembramos que o que importa ao Espiritismo, como Kardec acentuou desde o início, não é a forma, mas a substância, pois o fundamento ético do Espiritismo é a liberdade, sem a qual não há atividade criadora nem responsabilidade individual. Nesse sentido, objetivamos com as campanhas conscientizar os envolvidos sobre a necessidade das ações individuais que devem ser colocadas em prática, materializando em atos e fatos o conhecimento espiritual que temos recebido, para assim ajudar a fomentar a implantação da justiça social em nosso mundo.
Agindo assim, é justiça social que exercemos. Significa fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem, caso estivéssemos na situação em que eles agora estão. Portanto, nossas campanhas não são caridade, e por isso também não são atestados de bondade. Elas nascem da simples consideração pela dor alheia, mas acima de tudo, por ser justiça, estabelece-se com uma obrigação que todo indivíduo consciente deve exercer.