sexta-feira, 25 de maio de 2012

JANTAR COMUNITÁRIO - 24/05/2012

"Que fazes de teus pés, de tuas mãos, de teus olhos, de teu cérebro?  sabes que esses poderes  te foram confiados para honrar o Senhor iluminando a ti mesmo? Medita nessas interrogações e santifica teu corpo, nele encontrando o templo divino".

Emmanuel, em Pão Nosso. pág. 36 

Nessa quinta atendemos a 20 pessoas com uma deliciosa polenta com molho.
Parabéns aos envolvidos.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Em Nosso Auxílio

Cada manhã, enderecemos a Deus o nosso reconhecimento pelas bençãos da vida.
Agradeçamos com alegria o privilégio de trabalhar.
Recorde que servir é o nosso melhor investimento.
Observe com otimismo as dificuldades que apareçam, interpretando-as por lições necessárias.
Compreendamos que as Leis da Vida estão funcionando nas ocorrências do dia-a-dia e aceitemos as provações e as adversidades com paciência. 
Controle as próprias emoções, de modo a falar sem ferir.
Coloque sobriedade no programa de seus hábitos.
Não abrigue rancor em momento algum.
Estime as pessoas como são, sem exigir que elas se façam a seu modo.
Em qualquer tempo, conserva a certeza de que o bem aos outros, conforme as Leis de Deus, será sempre o melhor que você fará em auxílio a você mesmo.


Texto extraído do livro "Busca e Acharás" de Francisco Candido Xavier, pelo espirito de André Luiz.

Seminário com o tema Reencarnação!

A URE Oeste e o Centro Espírita Irmãos do Caminho convidam para o Seminário com o tema Reencarnação.
O assunto será abordado sob a ótica kardequiana, ilustrado com exemplos comprobatórios de reencarnações relatados na literatura espírita, bem como relatos e pesquisas científicas coordenados por psicólogos e psiquiatras renomados.
Participem!
 

domingo, 20 de maio de 2012

JANTAR COMUNITÁRIO - 17/05/2012


" O Espírito reencarnado em tarefa libertadora sempre será chamado ao testemunho nos [locais] onde problemas equivalentes o aguardam: no primeiro, deve dar a conhecer o objetivo a que se dedicará; no segundo, cabe-lhe traçar as linhas de comportamento que adotará; e no terceiro, vivê-las até o momento final com equilíbrio e abnegação. Não é demasiado, porque nunca faltará o apoio indispensável ao êxito, que procede do Mundo Espiritual vigilante e ativo. Eis porque, iniciada a tarefa na seara, ninguém deve olhar para trás".

Eurípedes Barsanulfo, na obra "Tormentos da Obsessão". Página 256. 


Nessa quinta-feira oferecemos uma canja com pão e sobremesa à nossos amigos da região do Parolim. Noite bem fria (10 graus) em Curitiba, aquecida com um bate papo bem fraterno e muita alegria.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

VISITA À APACN


A APACN é uma entidade filantrópica, sem fins econômicos, considerada de utilidade pública e que tem como objetivo a humanização do tratamento do câncer infantil, dando direito ao tratamento a qualquer criança, independentemente de sua posição socioeconômica, cultural ou religiosa.
A visita está agendada para o dia 03/06/2012 das 14 às 17 horas. Nós visitantes, ofereceremos o lanche da tarde, que será composto de:
Salgado (pastelzinho, doguinho, bolo salgado)
Doces (brigadeiro, beijinho)
Bolo (bolo seco estilo nega maluca, bolo mármore)
Doces (bis, pirulito, balas, chicletes, etc)
Bebidas: Refrigerante e suco de caixa
Os interessados em participar da visita devem entrar em contato conosco pelo e-mail: irmaosdocaminho@hotmail.com ou pessoalmente, pois o número de visitantes é limitado. 
Para conhecer melhor a APACN, acesse: http://www.apacn.com.br/ 

JANTAR COMUNITÁRIO - 10/05/2012

Uma noite fria com bastante calor humano! O cardápio foi a sopa minestra ( feijão c/ macarrão ) / pão e sobremesa.
Esses são os números do jantar:
33 refeições servidas; 10 trabalhadores ( 8 jantaram ); 25 visitantes + 10 potes que foram levados para os que não puderam vir.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

VIVER COM ALEGRIA


Saúda o dia nascente com alegria de viver aureolada pela gratidão a Deus.

Cada novo dia é abençoada oportunidade de crescimento espiritual e de iluminação interior.

Atravessar o rio dos problemas de uma para a outra margem, onde se encontram as formosas atividades de engrandecimento moral, é a tarefa inteligente da pessoa que anela pela conquista da felicidade.

Quando se abre a mente e o coração à alegria, é possível descobri-la em toda parte, bastando olhar-se para a Vida, e ei-la jubilosa...

Quando se adquire a consciência da responsabilidade, de imediato sente-se que se é livre, mas essa liberdade é sempre conquistada pela ação que se converte em bênção de amor.

Somente através do amor perfeito é que o ser humano pode considerar-se realmente livre de todas as amarras, mesmo que essa aquisição seja lograda, de alguma forma, através do sofrimento.

O sofrimento faz mal, no entanto, não é um mal, porque oferece os recursos valiosos para a aquisição do bem permanente.

Eis porque o trabalho de qualquer natureza deve ser realizado com o sentimento de amor, o que equivale a uma postura de liberdade em ação.

Quando o amor não está presente no sentimento, a alegria não se enfloresce, porque permanece sombreada pelas dúvidas e suspeitas, porquanto somente através do amor é que se adquire a perfeição, em face dos mecanismos de ação que movimenta.

Pessoas existem que afirmam não poderem amar porque não compreendem o seu próximo, tendo dificuldade em aceitá-lo conforme é. A questão, no entanto, é mais sutil, e deve ser formulada nos seguintes termos: porque não ama, torna-se difícil compreender, em razão dos caprichos egoísticos que dificultam a bondade em relação aos outros.

Quando o amor se instala, a alegria de viver esplende como resultado da própria alegria de ser consciente.

A alegria não é encontrada em mercados ou farmácias, mas nos recônditos do coração que sente e ama, favorecendo-lhe o surgimento como um contínuo amanhecer.

Basta que se lhe ausculte a intimidade, e ei-la triunfante sobre a noite das preocupações.

Em realidade, viver com alegria não impede a presença dos sofrimentos que fazem parte do processo da evolução. Pelo contrário, é exatamente por serem compreendidos como indispensáveis que proporcionam satisfações e bem-estar.

Sempre que possível expressa a tua alegria de viver.
*
Os sentimentos cultivados transformam-se em estímulos para as ações que se materializarão mais tarde.

Se permitires que a tristeza torne-se companheira frequente das tuas emoções, a melancolia em breve estará instalada nos teus sentimentos, tirando a beleza da existência.

Se te apóias à queixa contumaz, a tua será uma conduta amargurada, fazendo-te indisposto e desagradável.

Se optas pelo cultivo de ideais enobrecedores de qualquer natureza, o entusiasmo pela sua preservação fará dos teus dias um contínuo encantamento.

Se tens o hábito de encontrar sempre o melhor, quase invisível ou imperceptível, nos acontecimentos menos felizes, desfrutarás de esperança e de júbilos permanentes.

A existência física não é uma viagem miraculosa ao país da fantasia, mas uma experiência de evolução assinalada por processos de refazimento uns e outros de conquistas inevitáveis, que geram sofrimento porque têm a finalidade de desbastar os duros metais da ignorância e aquecer o inverno do primarismo...

É natural, pois, que a dor seja companheira do viajante carnal.

Quando jovem, tudo são expectativas, ansiedades, incertezas...

Quando na idade madura, a colheita de reflexos da juventude propicia, quase sempre, insatisfações e desencantos.

Quando na velhice, em face do desgaste, o aborrecimento pela perda da agilidade, da memória, da audição, da visão, da facilidade que era habitual, se manifesta. . .

Sempre haverá motivo para reclamação, porque cada dia tem a sua própria quota de aflição, que deve ser aceita com bonomia e naturalidade.

Com a alegria de viver instalada no imo, sempre haverá uma forma de encarar os acontecimentos, concedendo-lhe validade e dele retirando a melhor parte, como afirmou Jesus, aquela que não lhe será tirada, porque representa conquista inalienável para a mente e para o coração.

Adapta-te, desse modo, às ocorrências existenciais, alegrando-te por estares no corpo, fruindo a oportunidade de corrigir equívocos, de realizar novos tentames, de manter convivências saudáveis, de enriquecimento incessante...

A vida com alegria é, em si mesma, um hino de louvor a Deus.

Não te permitas, portanto, a convivência emocional com as manifestações negativas do caminho por onde transitas.

Observa as margens do teu caminho e rega-as, mesmo que seja com suor e lágrimas, a fim de que as sementes do divino amor que se encontram nelas sepultadas, germinem e transformem-se nas flores que adornarão a tua marcha ascensional. 

Liberta-te, mesmo que te seja exigido um grande esforço, das heranças primárias, filhas da agressividade, do inconformismo, dos impositivos egoístas que te elegem como especial no mundo, e considera que fazes parte da grande família terrestre, sujeito como todos os demais às injunções dos mecanismos da evolução.
*
Alguém que cultiva a alegria de viver já possui um tesouro. Esparze-o onde te encontres e oferta-o a quem se te acerque, tornando mais belo o dia-a-dia de todos os seres com o sol do teu júbilo.

Se já encontraste Jesus, melhor razão tens para a alegria, porque envolto na Luz do mundo, nenhuma sombra te ameaça.

Serás, ao longo da vilegiatura carnal, o que te faças a cada instante, conforme o és, resultado do que te fizeste.

Alegra-te com a vida que desfrutas e agradece sempre a Deus a glória de saber e de amar para agir com acerto.

Joanna de Ângelis
(Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na
manhã de 29 de maio de 2009, no G-19, em Zurique, Suíça.)


Fonte: FEP (Cartão virtual)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

NOSSAS ATIVIDADES

NOSSAS ATIVIDADES DOUTRINÁRIAS:

DOMINGOS:           10:00 às 11:00 horas       Exposição pública, Evangelização infanto-juvenil e passes;
SEGUNDAS:           15:00 às 16:00 horas       Exposição pública e passes;
TERÇAS:                 20:00 às 21:00 horas       Exposição pública, Evangelização infanto-juvenil e passes;
QUARTAS:              13:30 às  16:30 horas      Assistência Social Espírita
QUINTAS:               19:00 às 21:00 horas       Assistência Social Espírita
                                 20:30 ás 21:30 horas       Estudo da Doutrina Espírita

sexta-feira, 4 de maio de 2012

JANTAR COMUNITÁRIO - 03/05/2012

NOITE DA SOPA - REALIZADA EM 03 DE MAIO DE 2012


OPINIÕES

"Aí de vós, quando todos os homens de vós disserem bem,
porque assim faziam seus pais aos falsos profetas."- Jesus.
(Lucas,6:26.)

    Indubitavelmente, muitas pessoas existem de parecer estimável, às quais podemos recorrer nos momentos oportunos, mas que ninguém despreze a opinião da própria consciência, porquanto a voz de Deus, comumente, nos esclarecerá nesse santuário divino.
    Rematada loucura é o propósito de contar com a aprovação geral ao nosso esforço.
    Quando Jesus pronunciou a sublime exortação desta passagem de Lucas, agiu com absoluto conhecimento das criaturas. Sabia o Mestre que, num plano de contrastes chocantes como a Terra, não será possível agradar a todos simultaneamente.
    O homem da verdade será compreendido apenas, em tempo adequado, pelos espíritos que se fizerem verdadeiros. O prudente não receberá aplauso dos imprudentes.
    O Mestre, em sua época, não reuniu as simpatias comuns. Se foi amado por criaturas sinceras e simples, sofreu impiedoso ataque dos convencionalistas. Para Maria de Magdala a Ele o Salvador; para Caifás, todavia, era o revolucionário perigoso.
    O tempo foi a única força de esclarecimento geral.
    Se te encontras em serviço edificante, se tua consciência te aprova, que te importam as opiniões levianas ou insinceras?
    Cumpre o teu dever e caminha.
    Examina o material dos ignorantes e caluniadores como proveitosa advertência e recorda-te de que não é possível conciliar o dever com a leviandade, nem a verdade com a mentira.

Emmanuel, em "Caminho, Verdade e Vida". pág. 175/176
(Texto na integra)