sexta-feira, 30 de março de 2012

VISITA FRATERNA AO PEQUENO COTOLENGO DO PARANÁ

No domingo, dia 25 de março, aconteceu a visita fraterna ao Pequeno Cotolengo do Paraná.
Este é um momento em que os colaboradores e frequentadores do CEICAMINHO, em conjunto com as equipes espirituais se reúnem para fazer cumprar as orientações dos nossos tutores do Plano Maior, que nos incitam à levar os recursos do esclarecimento, da fluidoterapia e da prece aos enfermos da alma e do corpo, objetivando fomentar ânimo e consolo aos companheiros mais necessitados de alívio, numa terapeutica de duas vias, em que também nós próprios reencontramos nosso equilibrio, exercitando o "dar para receber".  
Seguindo essa proposta, buscamos auxiliar o visitado de maneira a que ele procure recursos interiores e lute a favor do seu reeequilibrio espiritual, dessa forma, desvinculando-se de seus pretensos perseguidores, desalienando-se na medida do possível para viver um pouco melhor a sua trajetória humana, que é permeada de resgates e de dificuldades.
Essa visita acontece uma vez por mês e é uma oportunidade para colocarmos em prática os ensinamentos doutrinários que recebemos em nossa Casa Espírita, fazendo cumprir o ensinamento de Nosso Senhor Jesus, quando afirmou categoricamente que  "quando fizerdes isso a um desses pequeninos, é a mim mesmo que estais fazendo."

SOPA

Embora tentemos encontrar argumentos para justificar a miséria em que se encontra boa parcela de nossa sociedade, não há como deixar de sentir um incômodo profundo pela disparidade entre as classes sociais, especialmente quando observamos a corrupção consumindo recursos que poderiam alcançar quem realmente necessita.
Ao pronunciar a regra de ouro: “Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam”, Jesus estabeleceu a perfeita forma de conduta na relação interpessoal.
Nesse sentido, a alimentação (sopa, risoto, pão, etc...) feita e distribuída em nossas casas espíritas, não é caridade, assim como não são formas de caridade as diversas ações de assistência que são desenvolvidas nos milhares de Centros Espíritas pelo Brasil.
A alimentação é justiça, assim como a cesta básica, o reforço escolar, as guloseimas e a promoção social espírita. .

Parabenizamos todos os envolvidos em mais essa frente de trabalho de nosso Casa.

"Jesus está nas ruas, procurando auxiliar a criatura humana..."
Francisco Spinelli por Espíritos Diversos, em "Sementes da Vida eterna, p. 81 à 83.

quinta-feira, 22 de março de 2012

TRATAMENTO DA OBSESSÃO

Para o irmão obsidiado em estágio avançado, a "cura" parece estar no alto de uma montanha intransponível, pois a submissão que o verdugo lhe impõe causa desconforto, medo, angustia e privações. Enfraquecido na sua vontade e força interior, poucas opções lhe restam e na maioria das vezes ele deseja a "solução imediata" do problema.
A primeira orientação que deve ser dada ao obsidiado é que o desligamento com o obsessor acontece lentamente, pois ninguém deve informá-lo que indo ao Centro Espírita pela primeira vez ele já esteja liberto.
Pode-se ter uma melhora significativa em alguns casos menos sérios, mas isso não acontece com a grande maioria das pessoas.
O obsidiado pode se fazer de vítima, chorar, falar que sofre, que não agüenta mais, pode dizer o que quiser, mas a pura verdade é que a sua libertação depende mais dele do que de qualquer outra pessoa. Somente os que de vontade sincera realizarem a modificação interior poderão chegar até a libertação dos seus obsessores. E se realmente reformarem sua vida conseguirão anular as brechas que possibilitam a aproximação dos Espíritos inferiores.
Mesmo para aqueles que conseguem superar a obsessão é necessário vigilância constante, com o coração integro e a mente controlada, num constante esforço para não se deixar levar novamente pelas sensações e angustias físicas.
O tratamento mais conveniente para as obsessões resume-se em que o vitimado pela obsessão frequente o Centro Espírita, participando das exposições públicas, recebendo a terapia dos passes e da água fluidificada, vinculando-se ainda a algum estudo da Doutrina Espírita e a tarefas assistenciais que a Casa ofereça. Dessa forma o seu equilibrio irá retornando lentamente e ele poderá efetuar a sua reforma íntima.
Allan Kardec, na obra "A Gênese", cita o seguinte:
"Nos casos de obsessão grave, o obsidiado fica como que envolto e impregnado de um fluído pernicioso, que neutraliza a ação dos fluídos salutares e os repele. É daquele fluído que importa desembaraçá-lo. Ora, um fluído mau não pode ser eliminado por outro igualmente mau. [...] Preciso se faz expelir um fluído mau com o auxilio de um fluído melhor. Nem sempre, porém, basta a ação mecânica; cumpre, sobretudo, atuar sobre o ser inteligente [obsessor], ao qual é preciso se possua o direito de falar com autoridade, que, no entanto, falece a quem não tenha superioridade moral.[...] Mas ainda não é tudo: para assegurar a libertação da vítima, indispensável se torna que o Obsessor seja levado a renunciar a seus maus propósitos, que se faça que o arrependimento desponte nele, assim como o desejo do bem, por meio de instruções habilmente ministradas, com o objetivo de dar-lhe educação moral".

Pois então, aí entra uma das funções do Centro Espírita, já que através das exposições públicas, das terapias do passe e da água fluidificada, dos estudos espíritas e das atividades sociais, o Obsessor e a sua vítima  vão recebendo a "educação moral" citada por Kardec e assim renunciando paulatinamente à seus objetivos inferiores.

quarta-feira, 21 de março de 2012

REFLEXÃO DO DIA

"Todos os pequenos maus hábitos, aparentemente inexpressivos, devem ser muito bem extirpados pelos seus portadores que, desde a Terra, já disponham de algum conhecimento da vida espiritual, porque um dos maiores tormentos para a alma desencarnada, de algum modo instruída sobre os caminhos que se desdobram além da morte, é sentir, nos círculos de matéria sublimada, flores e trevas, luz e lama dentro de si mesma."
Emmanuel, na obra "Vinha de Luz". cap. 169.

terça-feira, 20 de março de 2012

Nossas Atividades:

NOSSAS ATIVIDADES DOUTRINÁRIAS:

DOMINGOS:           10:00 às 11:00 horas       Exposição pública, Evangelização infanto-juvenil e passes;
SEGUNDAS:           15:00 às 16:00 horas       Exposição pública e passes;
TERÇAS:                 20:00 às 21:00 horas       Exposição pública, Evangelização infanto-juvenil e passes;
QUARTAS:              13:30 às  16:30 horas      Assistência Social Espírita
QUINTAS:               19:00 às 21:00 horas       Assistência Social Espírita
                                 20:30 ás 21:30 horas       Estudo da Doutrina Espírita

segunda-feira, 19 de março de 2012

Indicação de Leitura:

  1. INDICAÇÃO DE LEITURA:
Neste mês indicamos a obra de Chico Xavier NOSSO LAR, ditado por André Luiz, nos proporciona a oportunidade de melhor entendimento da doutrina espírita.

Novas visitas:

No mês de abril, serão agendadas visitas a novos lugares. Fique atento aos editais e também no blog e não deixe de participar!

Visita ao PEQUENO COTOLENGO!

No próximo domingo, dia 25 de março, no horário das 14:00 as 15:00 horas, haverá visita ao lar Pequeno Cotolengo. Participe!


PRECE


Prece de Cáritas:
Deus, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai força àquele que passa pela provação, dai luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. 
Deus! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso. 
Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, à criança o guia, ao  órfão o pai.
Senhor! Que vossa bondade se estenda sobre tudo o que criastes.  Piedade, Senhor, para aqueles que vos não 
conhecem, esperança para aqueles que sofrem.  Que vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toa a parte a paz, a esperança e a fé.
Deus! Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade 
fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores se acalmarão.  Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.  Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos. Oh, Poder! Oh, Bondade! Oh, Beleza! Oh, Perfeição! E queremos de alguma sorte, merecer vossa misericórdia.
Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso, a fim de subirmos até Vós; dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a 
razão;
dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se deve refletir vossa doce e divina image
m.


Ações programadas para 2012:


Em 2012 as atividades serão ampliadas.

A casa possui diversos projetos programados para o ano de 2012, sendo que podemos citar alguns:
* Novas Visitas: Serão realizadas visitas, em novos locais, com o objetivo de levar solidariedade aos irmãos carentes. As datas e horários das visitas serão divulgadas no edital e também nas próximas edições deste informativo, onde é fundamental a participação dos freqüentadores da casa e também dos freqüentadores interessados.
* Coral: A casa tem interesse em montar um coral, para levar essa atividade às visitas assistenciais. Para tanto, precisa de interessados a participar que toquem algum instrumento, assim como de vocais. Os ensaios poderão ser realizados no centro.
* Campanha: Em favor da Vida e Contra o Aborto: Para o segundo semestre está previsto o lançamento da campanha em favor da vida e contra o aborto, direcionada especialmente às mães solteiras da região. Esta campanha pretende atender em três frentes, sendo:
Apoio Moral: direcionado especialmente às mães solteiras ou gestantes que tenham alguma dificuldade em aceitar a gestação ou insegurança quanto ao futuro.
Orientação: Serão realizadas reuniões, treinamentos e palestras, oferecendo ensinamento de técnicas de cuidados com as crianças, primeiros socorros e orientações diversas.
Apoio Material: Serão confeccionados artigos infantis para serem comercializados em bazar, com valores acessíveis
Também pretendemos arrecadar roupas, artigos infantis, fraldas, etc, para montar kits de enxovais, os quais serão posteriormente distribuídos às gestantes que participarem do projeto.

A casa necessita de voluntários, quem tiver interesse em participar de algum projeto ou ajudar nas atividades da casa, é só entrar em contato com os responsáveis.

PALESTRAS E PASSES:

Entenda como ocorrem as Palestras públicas e Passes:

O freqüentador deverá chegar alguns minutos antes do início da exposição, mantendo-se em silêncio e oração, procurando manter uma posição receptiva ao ambiente salutar que a casa oferece. O início da atividade dá-se pontualmente no horário marcado, sempre com uma prévia leitura de um texto de cunho evangélico visando a harmonização do ambiente. Após é proferida uma prece, dando assim início a exposição. O expositor é um convidado de outras casas espíritas ou da própria casa e os temas são atuais e de caráter exclusivamente espíritas.
Finalizada a exposição, é realizada uma oração para o encerramento da atividade, iniciando-se a aplicação de passes aos interessados.
Os passes constituem-se de transferência de fluídos (energias) salutares de uma pessoa à outra, através de prece e imposição de mãos. Essas energias são provenientes de fluídos humanos e espirituais, onde os colaboradores espirituais atuam em conjunto com a equipe de médiuns encarnados que prestam assistência à casa, transferindo as energias que os freqüentadores estão necessitando.
Após a aplicação dos passes, é oferecido um copo com água, a qual já está fluidificada com medicamentos necessários á cada freqüentador.

É importante salientar que em conjunto com essa atividade, ocorrem no plano extrafísico do salão de exposições tratamentos, atendimentos e até pequenas cirurgias. Essas intervenções são feitas pelos nossos colaboradores espírituais nos freqüentadores que se encontram receptivos ao ambiente espiritual.

Ações realizadas pela casa:

* Exposições Públicas:
A casa oferece exposições públicas semanais efetuadas por expositores espíritas que abordam temas de cunho evangélico-espíritas e atuais;

* Evangelização Infanto-Juvenil:
Nas terças-feiras e domingos, paralelamente às exposições, acontece a Evangelização infanto-juvenil, direcionada a crianças e adolescentes. Essa atividade é coordenada pela Meire com a colaboração das evangelizadoras Fernanda, Marytta e Agna.

* Estudo da Doutrina Espírita:
A casa disponibiliza o estudo das obras de André Luiz nas quintas-feiras das 20 às 21 horas. O estudo é cíclico e poderá ser iniciado em qualquer momento. Atualmente a obra estudada é “Nosso Lar”, capítulo 13.
Quinzenalmente nas segundas-feiras das 20:15 às 21:30 acontece o estudo da mediunidade, voltada aos freqüentadores interessados.Essa atividade deverá ser agendada previamente pelo e-mail: irmaosdocaminho@hotmail.com ou com Marco Antonio.
* Biblioteca:
A casa oferece aos seus freqüentadores uma biblioteca com aproximadamente 500 obras de cunho Espírita, que estão disponíveis para empréstimo, visando agregar conhecimento aos leitores.
                                   

* Conversa Fraterna:
Sempre que uma pessoa necessitar de auxilio, poderá agendar um horário para o atendimento fraterno pelo e-mail: irmaosdocaminho@hotmail.com . Os horários disponíveis são nos domingos 9 às 10h, nas segundas das 14 às 15h e nas terças das 19 às 20h. O responsável pelo atendimento é o Marco Antonio.
* Visitas Assistenciais:
São realizadas visitas assistenciais, com a intenção de transmitir apoio e carinho aos necessitados. As visitas ocorrem periodicamente, no lar pequeno Cotolengo e lar de idosos Recanto do Tarumã.
* Corte de cabelo:
Esse serviço é oferecido aos sábados das 09:00 às 11 horas e é destinado à crianças menos favorecidas da Comunidade do Parolim e imediações. A atividade é desenvolvida pelas colaboradoras Joana, Myrella e  Agna, que recentemente abraçou mais essa tarefa na Casa.

* Sopa:
Cerca de cinqüenta famílias carentes da Vila do Parolin, são beneficiadas toda quinta-feira com a sopa vegetariana feita nas dependências da casa. A atividade é realizada das 17:30 as 20:00 horas. A sopa é entregue em embalagens descartáveis de 2 litros. Coordenação: Beto.
* Campanhas:
São realizadas na época da Páscoa, no Dia das Crianças e no Natal. Trata-se de uma campanha de arrecadação e distribuição de doces, cachorro quente, refrigerante e brinquedos que irão compor aproximadamente 450 kits distribuídos na casa para as crianças da comunidade. Coordenação: Dani.

APRESENTAÇÃO


O Centro Espírita Irmãos do Caminho tem a satisfação de apresentar a edição inicial do INFORMATIVO INTERNO, que tem como objetivo a divulgação das atividades da casa, publicação de editoriais da Doutrina Espírita, notícias e informações do Movimento Espírita.

Nossa casa iniciou suas atividades em 10 de setembro de 1998, resultado da união de um grupo de amigos egressos do Grupo da Fraternidade Espírita Bezerra de Menezes, que fundaram a casa com o objetivo de estudar e divulgar a Doutrina Espírita e desenvolver trabalhos voluntários voltados às comunidades menos favorecidas.

As atividades são desenvolvidas sob a orientação de colaboradores espirituais, que atuam sob o patronato¹ do irmão Bezerra de Menezes. Entre seus colaboradores espirituais, podemos citar: irmã Isabel de Castela, irmã Maria José (freira católica), irmão Jacinto de Angola, irmão Benedito de Aruanda, irmão Fausto Faustini, entre outros. Todas as atividades da casa são desenvolvidas com base na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

A casa oferece diversas atividades, entre elas: exposições públicas, passes, evangelização infanto-juvenil, corte de cabelo disponibilizado para a comunidade menos favorecida da região, distribuição de sopa na comunidade do Parolin, entre outras atividades de cunho assistencial.

¹ PATRONATO: patrono espiritual da Casa